Ronda Linhares

Notícias/Eduçacão

Volta às aulas: uso de telas pode prejudicar seu filho

 A utilização da tecnologia na infância está cada vez mais precoce.

Volta às aulas: uso de telas pode prejudicar seu filho
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uso de telas e seus malefícios

Atraso no desenvolvimento da linguagem, problemas no sono, atraso no desenvolvimento motor, dificuldades sociais e de comportamento, prejuízo no desenvolvimento cerebral, probelmas de saúde física, baixo nível de concentração, falta de empatia e instabilidade emocional são apenas alguns exemplos dos efeitos prejudiciais para o desenvolvimento da sociabilidade infantil, com o uso exagerado das telas durante a fase de crescimento da criança.

 A utilização da tecnologia na infância cada vez mais precoce provoca questionamentos polêmicos quanto ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e social, pois substituem amigos e jogos reais pelos virtuais. Isso os impede muitas vezes de expressarem seus sentimentos, aflições e desejos por meio do mundo real, se isolando e se satisfazendo com a vida virtual.

Na vida digital, a criança ou adolescente não enfrenta a frustração e não interage para lidar com sentimentos fundamentais para o amadurecimento. Crescendo de uma maneira muito mais voltada para um mundo totalmente customizado, fazendo então com que ela tenha menor tolerância para lidar com o que fuja de sua visão de mundo e de vida.

Muitos estudos nos mostram que os mais diferentes dispositivos eletrônicos e os jogos, influenciam diretamente na maturação cognitiva, afetiva e social das crianças, podendo ser benéficos com o uso direcionado, ou prejudicial com uso intenso e sem propósitos em relação ao desenvolvimento infantil.

Em análises longitudinais, vemos que o uso frequente de telas esta associada à diminuição da inteligencia verbal e prejuízos nas áreas cerebrais em estágios posteriores. Essas áreas cerebrais não se desenvolvem corretamente, estão elas ligadas a atenção, processamento da linguagem, atenção, funções executivas e recompensa.

A reflexão para hoje é: A tecnologia sempre pode ser mobilizada para potencializar boas práticas educativas. É importante que os pais e cuidadores estabeleçam limites claros para o tempo de exposição às telas e priorizem outras atividades essenciais para o desenvolvimento sadável das cianças, como brincadeiras interativas, leitura, contato com a natureza e interações sociais significativas com adultos e outras crianças.

Maíra Sátiro - Psicóloga
Endereço: Av. Governador Jones dos Santos  Neves - 999 - 302 - Edifício Shopping Linhares.
(27) 99753-2283
Instagram: @mairasatiropsicologa

Comentários:

Veja também