Exemplos de como impor limites
Impor limites é uma das tarefas mais difíceis para os pais, pois cada criança exige uma abordagem diferente para diferentes ocasiões. No entanto, há algumas práticas que podem ajudar muito nesse processo que deve ser contínuo, de muita paciência e amor.
Rotina e horários
Estabeleça horários para atividades como dormir, refeições e momentos de estudo ou brincadeiras, entrando em consenso com a criança. Mantenha esses horários consistentes para criar uma estrutura que ajude as crianças a entenderem as expectativas diárias.
Regras e consequências
Defina regras claras e simples sobre comportamento adequado. Por exemplo, explicite que não se deve pegar o brinquedo ou algo de outra pessoa sem pedir.
Estabeleça consequências apropriadas, como retirar um
privilégio temporariamente, caso a regra seja quebrada e/ou atribuir um meio de reparar o dano causado.
Consistência e firmeza
Seja consistente e mantenha-se firme na maneira como você trabalha os limites, para que as crianças saibam o que esperar e compreendam bem as regras.
Se a consequência não parece funcionar, busque outras maneiras. Converse sobre as consequências das atitudes e sobre colaboração e cooperação entre as pessoas.
Comunicação e diálogo
Converse com as crianças sobre os motivos por trás das regras. Explique por que certos comportamentos são importantes para a segurança e o bem-estar delas, promovendo uma compreensão mais profunda sobre as expectativas. Contudo, preste atenção na idade da criança, quanto mais jovem, mais sucinto e simples você deve ser, mas nunca diga "porque sim", "porque não" ou algo semelhante.
Reforço positivo
Elogie e recompense sempre que possível o bom comportamento. Quando a criança seguir as regras ou agir de maneira positiva, reconheça e reforce essas atitudes para incentivar a repetição.
É muito importante que os pais sejam também exemplos para os filhos e entendam que não precisam ser perfeitos, mas mostrar que são coerentes e tentam reparar os erros cometidos.
Em casos de maiores dificuldades, procure ajuda profissional.
Comentários: