Ronda Linhares

Notícias/Agro

Primeiros bezerros do programa de melhoramento genético começam a nascer em Linhares

As inscrições continuam abertas para os pecuaristas interessados em participar do processo seletivo.

Primeiros bezerros do programa de melhoramento genético começam a nascer em Linhares
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os primeiros bezerros do Programa Mais Pecuária Brasil, que distribuiu doses de material genético (sêmen) para Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) dos rebanhos em Linhares, começaram a nascer. As inscrições continuam abertas para os pecuaristas interessados em participar do processo seletivo.

O pecuarista Luizmar Borges de Aguiar, de Córrego Dr. Jones, foi o primeiro produtor contemplado com a IATF. Das 21 inseminações, três bezerros já nasceram. Ele conta que haverá melhorias na produção e a importância do programa.

“A tecnologia que estava longe na pecuária leiteira está bem perto de nós. A seleção de fêmeas que vão vir a partir de agora será muito satisfatória para melhorar nosso nível de produção de leite, resultando na multiplicação ou dobro da produção. Vamos ter um potencial genético visível. Essa iniciativa da prefeitura trouxe um incentivo para nós da pecuária. Esse programa nos ajudou a avançar e não recuar na pecuária. Para a gente, desembolsar recursos com esse material todo era muito caro. Esse incentivo nos faz agora competir em nível de Brasil”, disse o pecuarista.

A zootecnista da Prefeitura de Linhares, Luiza V. Forzza Miguel, disse que até o momento, já foram realizadas no município 175 inseminações (IATF) em rebanhos leiteiros e de corte, pelo programa, lançado no final de 2022, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura através do acordo técnico com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer).

“A distribuição das doses de material genético visa estimular e promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte da agricultura familiar e de pequenos produtores, com a adoção de protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). A IATF traz o melhoramento genético que vai trazer ganho em produtividade para o produtor de leite e arroba para o produtor de corte”, disse a zootecnista.

Comentários:

Veja também