Nesta segunda-feira Polícia Militar ao chegar em povoação para realizar o patrulhamento rural, foi chamada por moradores que informaram que um indivíduo de alcunha “gordinho” identificado como João Mateus Santos de Oliveira, estaria ostentando arma de fogo nas ruas, juntamente com mais 3 indivíduos.
Outros moradores complementaram a informação dizendo que os referidos indivíduos estariam se deslocando para a região conhecida como “matinha” para se esconder, pois já haviam sido informados da presença da polícia.
Já próximo ao campo de futebol os agentes viram os bandidos 4 indivíduos que empreenderam fuga, sendo que um deles, portava uma sub metralhadora a tira colo e o outro, correu sentido contrário ao da viatura e o quarto indivíduo, que vestia bermuda vermelha, correu em direção à rua lateral.
O indivíduo que trajava camisa de futebol sacou uma arma e efetuou dois disparos em direção à guarnição, continuando a correr para a mata, sendo o mesmo feito pelo que portava a submetralhadora, momento em que os agentes efetuaram disparos, visando cessar a injusta agressão.
Considerando o local de difícil acesso, os militares tiveram um atraso até chegar no local aonde os indivíduos acessaram a mata, cerca de 150m, o que possibilitou os mesmos fugirem. A busca prosseguiu em conduta de patrulha até a margem da mata, cerca de 50m mata a dentro, onde foi possível visualizar marcas de sangue no chão e uma espécie de "acampamento", que os indivíduos corriqueiramente utilizam para cortar e embalar drogas.
Também foi encontrado um rg no nome de João Mateus Santos de Oliveira. Logo em seguida foi passado no rádio sobre a situação, e passamos a realizar um cerco na mata, que durou cerca de 1 hora, a fim de tentar prender os indivíduos, ao passo que passamos a receber informações sobre o paradeiro dos indivíduos, sendo que um deles teria corrido novamente para a principal de povoação e adentrado em uma residência.
Momento em que prosseguimos ao local e um dos moradores disse que um indivíduo estaria no local, momento em que adentraram a residência em conduta de patrulha localizando em um dos cômodos o indivíduo posteriormente identificado como sendo Emanuel Ramos Ribeiro, e suas mãos estavam ensanguentadas, porém não apresentava ferimentos de nenhum tipo, sendo o sangue possivelmente proveniente do outro indivíduo.
Emanoel foi algemado e levado ao compartimento de segurança, momento em que novamente recebemos informações que teria outro indivíduo baleado na praia, sendo realizado o deslocamento até o local e localizado na areia da praia um indivíduo sem camiseta, apresentado ferimento na altura da nádega, identificado como sendo Willis Lourenço Peçanha, foi lhe prestado o socorro, sendo encaminhado ao hospital rio doce. Emanoel foi conduzido e apresentado na 16ª delegacia.
João Mateus se encontra na liderança do tráfico de drogas em povoação, utilizando de ameaças a moradores para fins de continuar realizando sua traficância, sendo ele provavelmente o indivíduo que disparou contra a guarnição.
Comentários: