Na manhã desta segunda-feira (06), mais 15 homens do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) saíram de Vitória rumo ao Rio Grande do Sul. A saída da tropa foi acompanhada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, e pelo comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira. Os militares se unirão aos outros 11 bombeiros que chegaram ao Rio Grande do Sul na manhã de domingo (05), para atuar na busca e resgate às vítimas das chuvas que atingem o Estado.
Os bombeiros saíram do Quartel do Comando-Geral dos Bombeiros, em Vitória, no início da manhã e a previsão é que a viagem dure dois dias. Esta equipe é composta por especialistas em desastres e mergulhadores, integrantes do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd) do CBMES. O comboio está levando três estações móveis de tratamento de água, cada uma capaz de filtrar 1.500 litros de água por hora. O equipamento transforma a água impropria em água potável, para consumo humano.
“O governador Renato Casagrande desburocratizou o envio de apoio, dando autorização permanente de mobilização para atender nossos irmãos do Rio Grande do Sul. O envio de tropas de outros estados está sendo coordenado pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), para que os recursos cheguem dentro da necessidade. O Espírito Santo é está entre os Estados com o maior número de militares apoiando o Rio Grande do Sul e estamos a postos, para auxiliar no que for necessário”, declarou o comandante-geral do CBMES, Coronel Alexandre Cerqueira.
Primeira equipe já está atuando
O grupo de 11 militares que chegou ao Rio Grande do Sul no último domingo (05) já está atuando. Os bombeiros capixabas foram designados para auxiliar no resgate de famílias ilhadas na cidade de São Leopoldo, em apoio aos militares do 2ª Batalhão do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul. Os bombeiros capixabas utilizam embarcações e equipamentos próprios.
Comentários: