A pesquisa feita pelo instituto Futura, divulgada nesta semana, mostra vários recados para a classe política de Linhares. O principal deles é que: quem quiser conquistar o eleitor vai ter que gastar sola de sapato, olhar olho no olho, e argumentar sobre suas intenções.
Dos números da pesquisa, o que mais chamou a atenção foi o de pessoas que ainda não sabe em quem destinar seu voto. Esse percentual é de 45,9 por cento. O levantamento consultou 400 pessoas, numa cidade que terá neste ano, mais de 100 mil eleitores aptos para votar e decidir os rumos da cidade.
Para analistas políticos consultados pelo site rondalinhares, o mapeamento foi importante, porem, não mostra a realidade como um todo. Nela, foram apresentados nomes que ainda são dúvida para participar do pleito. O ex-deputado estadual Luiz Durão, por exemplo, já confirmou para amigos próximos que não será candidato. Na pesquisa ele aparece com 11,5 das intenções.
Outro nome que aparece como situação indefinida é de José Carlos Elias. Em uma das tomadas, ele aparece com 24,1 por cento das intenções. Mas o ex-deputado ainda tem pendências na justiça, e deve tentar concorrer por uma liminar, o que só será conseguido no momento que for feito o pedido de candidatura.
Na prática, hoje o linharense tem 3 nomes certos: Lucas Scaramussa, que lidera a corrida em um dos cenários, Bruno Marianelli, que segundo a pesquisa lidera em outro cenários, e Maurinho Rossoni que é hoje o representante do ex-presidente Bolsonaro na corrida eleitoral.
Periodicamente, várias pesquisas internas estão mapeando a opinião do linharense. Uma delas, perguntou: você votaria num candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro? Nela, mais de 41 por cento indicaram que sim, votaria. Segundo o instituto Futura, Maurinho Rossoni, pré-candidato pelo PL, apareceu apenas com 1,3 das intenções de voto nesta tomada.
Comentários: