Ronda Linhares

Notícias/Saúde

Carreta da mulher vai ampliar acesso à exames de mamografia e ultrassom em Linhares.

Serão realizados 400 exames de mamografia.

Carreta da mulher vai ampliar acesso à exames de mamografia e ultrassom em Linhares.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma carreta está estacionada em frente ao Ginásio Poliesportivo Idemar Uneda, no bairro Shell, para ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia e ultrassom. A iniciativa é da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e tem o objetivo de estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama e de outras doenças.

De hoje, segunda-feira (1) até a próxima sexta-feira, dia 5, serão realizados 400 exames de mamografia (80 por dia) e 1.350 exames de ultrassom (270 por dia). Os agendamentos dos pacientes foram realizados nas 35 Unidades Básicas de Saúde, da Sede e do interior. A realização dos exames irá reduzir as filas de espera.

A Carreta é equipada com consultórios, salas de exames, aparelhos de mamografia e ultrassonografia. São ofertados exames de ultrassom de tireoide, mamária, transvaginal, abdômen total e pélvica.

A Unidade Móvel conta com equipe multidisciplinar composta por médicos com especialização em ultrassom,  técnicos em radiologia, equipe de enfermagem e  funcionários administrativos. 

Com a iniciativa, a Prefeitura quer incentivar as mulheres linharenses, com idades a partir dos 40 anos a realizarem exames preventivos de mamografia, a cada dois anos, na rede pública e promover um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

O resultado dos exames sairá em até 30 dias, após a realização do procedimento. Caso seja detectada alguma alteração, as pacientes serão contatadas pela Secretaria Municipal de Saúde para a realização de biópsia guiada por ultrassom ou outros exames complementares.

Havendo sinais de câncer maligno, a paciente será encaminhada ao serviço de referência do SUS para fazer o tratamento.

Comentários:

Veja também