Ronda Linhares

Notícias/Eduçacão

Autonomia na infância: como estimular?

Quantas vezes sua criança tentou autonomia para algo e no momento que ele(a) estava prestes a fazer você o inibiu com um "Cuidado com isso!"

Autonomia na infância: como estimular?
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Quantas vezes sua criança tentou autonomia para algo e no momento que ele(a) estava prestes a fazer você o inibiu com um "Cuidado com isso!" ou “Deixa que faço para você!" ou até mesmo não disse nada e foi lá e fez?

Acredito que faz parte do papel de mãe a busca constante pelo equilibrio entre estar presente orientando e evitar fazer as coisas pela criança!
Muitas vezes o tempo é curto, a vida é corrida e a gente se pega apressando, não dando o espaço necessário e fazendo pelos nossos filhos o que eles têm capacidade para fazer sozinhos.

Nessa história vamos mantendo uma dependência desnecessária e que no futuro pode gerar uma série de comprometimentos.+

E o primeiro passo para alcançar essa autonomia, é começar por você. Se trabalhar para gerir o tempo, o ambiente e a rotina para que sua criança tenha espaço para tentar e para que tenha tempo para exercer a autonomia dele(a).

Na hora do banho, fique mais distante e observe como eles manuseiam e tentam algumas coisas, o(a) oriente a guardar o prato após comer, verifique se os móveis estão na altura adequada para que alcançem o que desejam.

Solicite a ajuda da criança na rotina da casa e deixe ela tentar sem ficar toda hora corrigindo! Orientar é maravilhoso, mas também dê espaço para eles aprenderem com os próprios erros.

A autonomia se inicia por pequenas coisas que dão grandiosos frutos!

Comentários:

Veja também