O novo comando da Guarda Civil Municipal (GCM) vem fazendo a diferença em Linhares. O mês de março foi marcado por grandes apreensões, prisões, blitze e autos de infração, resultado do empenho dos agentes em garantir mais segurança para a cidade.
As ações foram conduzidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pelo Departamento de Trânsito, órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares. Durante o mês, sete mandados de prisão foram cumpridos. Um dos casos de maior destaque foi a prisão de um homem envolvido em um homicídio ocorrido em Teixeira de Freitas, na Bahia. Ele foi capturado seis meses após o crime, na Praça 22 de Agosto, em Linhares.
Além disso, 32 pessoas foram presas por diversos crimes, como furto, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Um dos casos que mais chamou atenção aconteceu no último fim de semana, quando um empresário foi preso após furar uma blitz no bairro Três Barras. Ele estava portando uma pistola .380 com 20 munições.
Em março, a Guarda realizou seis operações de blitz, resultando na apreensão de 17 veículos. No período, 165 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro e 145 foram autuados por diferentes infrações de trânsito.
“É um trabalho muito positivo e gratificante para a nossa corporação. Mostra a força da Guarda Municipal e seu potencial para garantir a segurança dos cidadãos. Acredito que a população já vê a Guarda como um canal de proteção e estamos trabalhando muito para trazer ainda mais tranquilidade para a nossa cidade”, destacou Eduardo Costa Negro, secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares.
No total, a Guarda abordou 586 veículos no mês de março, e 15 foram autuados por infrações de trânsito. A atuação da corporação tem sido tão eficiente que, ao longo do mês, a GCM prestou apoio a outros órgãos em 14 ocasiões. Além disso, 105 cidadãos procuraram a Guarda para registrar boletins de ocorrência.
Comentários: