A ninfoplastia também conhecida como labioplastia é um dos procedimentos íntimos mais comuns e é indicada para quem tem pequenos lábios muito grandes, evitando que eles se projetem para fora dos grandes lábios.
Sabia que o Brasil é recordista mundial em cirurgia íntima, esses procedimentos são realizados na vulva, parte mais externa da genitália feminina, composta pelos grandes e pequenos lábios, mas também pode ser feito na vagina, que é o canal que começa na vulva e vai até o útero.
Geralmente, a cirurgia é feita apenas por estética
A cirurgia proporciona uma melhora significativa na confiança e satisfação com o próprio corpo", explica Ícaro Samuel, médico membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica.
No entanto, o médico ressalta que "é importante ressaltar que padrões de beleza variam e a decisão de realizar uma ninfoplastia deve ser baseada nas necessidades e desejos pessoais, sem a influência de terceiros".
Uma questão de saúde
Lembrando que é uma cirurgia, procedimento invasivo, pode ocorrer perda ou diminuição da sensibilidade local.
Mas, pode ser realizado por uma questão de saúde.
A ninfoplastia também pode ser feita para melhorar certos incômodos relacionados à saúde. Quando os pequenos lábios são muito grandes, durante a penetração eles entram e saem da vagina causando incômodo e dor.
Além disso, o tamanho exagerado aumenta a chance de fungos, como a candidíase.
A dificuldade em urinar também é outro fator que pode levar à cirurgia íntima. Assim como o acúmulo de secreção e risco de infecção pelo excesso de pele dos pequenos lábios, o que dificulta a higienização do local.
E aí tem coragem de fazer uma ninfoplastia?
Comentários: